Quem Quer Ser um Milionário? Quem Quer Ser um Milionário? Quem Quer Ser um Milionário?
Quem Quer Ser um Milionário? Quem Quer Ser um Milionário? Quem Quer Ser um Milionário?

Quem Quer Ser um Milionário?



Quem Quer Ser um Milionário? poster
Nota: 9,5  (1 votos)

Clique aqui para dar a sua nota

Diretor:

Danny Boyle, co-direção de Loveleen Tandan



Elenco:

Dev Patel, Ayush Mahesh Khedekar, Tanay Chheda, Freida Pinto, Rubiana Ali, Tanvi Ganesh Lonkar, Madhur Mittal , Azharuddin Mohammed Ismail, Ashutosh Lobo Gajiwala , Chirag Parmar, Janet de Vigne, William Relton, David Gilliam, Mia Drake, Arfi Lamba, Taira Colah , Anil Kapoor, Feroz Abbas Khan, Saurabh Shukla, Sunil Kumar Agrawal, Mahesh Manjrekar, Sanchita Choudhary, Himanshu Tyagi, Sharib Hashmi



Título Nacional: Quem Quer Ser um Milionário?

Título Original:

Slumdog Millionaire



Personagens: Jamal Malik

Roteiro: Simon Beaufoy, baseado em livro de Vikas Swarup

Estúdio: Celador Films, Film4

Produção: Christian Colson

Fotografia: Anthony Dod Mantle

Trilha: A.R. Rahman

Duração: 120 minutos

Ano: 2008

País: EUA / Inglaterra

Gênero: Drama

Côr: colorido

Resumo:
Jamal Malik (Dev Patel) tem 18 anos de idade, vem de uma família das favelas de Mumbai, Índia, e está prestes a experimentar um dos dias mais importantes de sua vida. Visto por toda a população indiana, Jamal está a apenas uma pergunta de conquistar o prémio de 20 milhões de rupias na versão indiana do programa televisivo "Who Wants To Be A Millionaire?". No entanto, no auge do programa, a polícia prende o jovem Jamal por suspeita de fraude.

Numa tentativa de provar a sua inocência, Jamal conta a história da sua vida nas ruas e as aventuras com o seu irmão, e também a história do seu amor perdido, Latika. As perguntas mais importantes são: "O que faz um rapaz sem interesse no dinheiro num concurso televisivo? E como é que ele sabe todas as respostas?"




Comentário Por: ocaradalocadora ocaradalocadora
O mundo se ajoelha diante da Índia (3/9/2009)
Nota 95
Nota: 9,5
O Cara da Locadora

A história é centrada principalmente em Jamal Malik (Dev Patel), irmão de Salim Malik e eterno apaixonado por Latika. A gente acompanha a vida dessas três pessoas e como elas se cruzam conforme as coisas acontecem, e tudo isso contado pelo Jamal que está sendo interrogado (e torturado) pela polícia indiana para descobrir se ele está fraudando o programa "Quem Quer Ser Um Milionário" ou não. É uma forma espetacular de se contar o filme porque vai aos poucos matando a curiosidade de todos que querem saber como um muçulmano pobre da Índia conseguiu chegar na última fase do programa.
O resto é apenas música para os ouvidos, é sublime ligar todas as coisas e assistir a dura realidade de um país do qual no lado de cá só sobra as riquezas e as danças. Ponto para o diretor Danny Boyle que consegue, sem gastar muito dinheiro, contar essa história fantástica para nós. Além dele, quem tá de parabéns no filme é o responsável pelo casting que não procurou atores famosos para realizá-lo e sim atores da própria comunidade e isso dá um grande toque especial para o filme (próximo ao que vimos no clássico brasileiro Cidade de Deus que, especula-se, teve uma forte influência na forma de se contar o “Quem quer ser um milionário”).
Esse foi o filme que venceu o Oscar de 2009, e na opinião desse crítico, foi superestimado. Não que seja um filme ruim, pelo contrário, mas não possui tantas qualidades para ser um vencedor de Oscar. Talvez a onda de otimismo pós-eleição de Barack Obama explique um pouco o motivo desse filme chegar no topo do mundo cinematográfico.

Ricardo Nespoli
Essa resenha é um resumo de um texto maior.
Leia a resenha completa em
O Cara da Locadora!