Momento Trivia: Doutor Estranho

(9 de nov. de 2016)



Confira alguns fatos e curiosidades sobre o filme:



- Benedict Cumberbatch foi a primeira escolha para viver o papel do Doutor Estranho. A princípio, ele recusou o papel por estar ocupado interpretando Hamlet numa peça de teatro. Joaquin Phoenix era a segunda escolha do estúdio, e o ator cogitou sériamente o papel. Contudo, relutante em se comprometer com múltiplos filmes consecutivos, Phoenix desistiu da oferta. Quando a data de lançamento do filme foi adiada de junho para novembro de 2016, Cumberbatch pôde finalizar seu compromisso com a peça e aceitar o papel do super-herói.


- O diretor Scott Derrickson já era fã dos quadrinhos e do personagem. Ele dirigiu um curta-metragem financiado com seu próprio dinheiro para mostrar a direção da Marvel de que ele seria capaz de conduzir um longa-metragem baseado na obra original.


- Nos quadrinhos, o Doutor Estranho recebia treinamento num monastério oriental. Benedict Cumberbatch passou um ano dando aulas de inglês como voluntário num monastério na Índia. Ele usou isso como experiência para criar o papel.


- Apesar de ser o primeiro filme-solo do personagem, ele já havia sido mencionado sutilmente em outros filmes da Marvel, principalmente nos filmes do Thor.


- É o 14º filme do universo Marvel lançado nos cinemas.


- No início do filme, há uma tomada aérea de Nova York. Nela, dá para ver o prédio que Tony Stark (Robert Downey Jr.) usava como quartel-general dos Vingadores.


- De acordo com o produtor Kevin Feige, os elementos de magia vistos nos filmes do universo Marvel são inspirados em filmes como Matrix e os trabalhos de cineastas como Stanley Kubrick e Hayao Miyazaki. Ele parte da idéia que magia deixa de ser mística e se torna científica quando passamos a estudar e compreender os conceitos que estruturam essa arte. Um exemplo citado por Feige é a série Cosmos, que retratava algo mágico mas era o estudo de ciências como a física quântica. Sendo assim, o filme se baseia em conceitos de viagens interdimensionais.


- Os criadores do personagem, Stan Lee e Steve Dikto, inspiraram o visual do personagem no lendário ator Vincent Price.


- Tanto os fãs quanto Scott Derrickson queriam uma atriz asiática para viver o papel da Anciã, mantendo-se fiel aos quadrinhos. Contudo Derrickson mudou de idéia, e a escolha da atriz britânica Tilda Swinton gerou protestos dentre os fãs dos quadrinhos. Nos quadrinhos, o Ancião era um homem tibetano. Apesar disso, Derrickson recriou o papel para ela, notando que ela tinha essa presença mística perfeita para o personagem, similar a Bruxa Branca das Crônicas de Nárnia.


- Os dois filhos de Tilda Swinton trabalharam na produção. Sua filha trabalhou com os figurinos enquanto seu filho foi desenhista de planetas no departamento de arte.


- Stan Lee faz uma aparição no filme como o passageiro de um ônibus que é atropelado pelo Doutor Estranho.


- Devido a crescente popularidade dos filmes da Marvel, a atriz Rachel McAdams mudou de idéia e passou a ter interesse em participar deles. Sem que soubesse, ela já tinha sido sondada para viver o papel de Christine. Ela já havia recusado uma oferta do diretor Jon Favreau para viver Pepper Potts (Gwyneth Paltrow) no primeiro Homem de Ferro.


- O diretor de fotografia Ben Davis usou a animação Fantasia (1940) como referência visual para o filme. O estilo psicodélico se encaixa num mundo de distorções dimensionais.




- SPOILERS: apesar de ser um filme focado inteiramente em novos personagens, Thor (Chris Hemsworth) reaparece na cena pós-créditos do filme, deixando claro que os filmes tomarão um rumo a aventuras de cunho místico, deixando o realismo mais de lado.



Posted in Postado por Eduardo Jencarelli às 10:57  

0 comentários:

Postar um comentário