Foi revelado hoje os indicados ao Globo de Ouro de 2017, cuja cerimônia será em janeiro.


Tivemos indicações esperadas como Amy Adams concorrendo a Melhor Atriz pelo excelente filme A Chegada e surpresas chocantes como a indicação de Deadpool a Melhor Filme Comédia. O Globo de Ouro é conhecido por juntar tanto os filmes quanto as séries nessa premiação. Além disso, eles costumam dar destaque a produções mais recentes do que premiações como o Emmy, que costumam premiar séries veteranas já estabelecidas.


Contudo, o Globo de Ouro fez algo surpreendente este ano, indicando a minissérie The Night Of a nada menos que 3 prêmios: Melhor Minissérie e duas indicações simultâneas a Melhor Ator para Riz Ahmed e John Turturro.


Para quem não conhece, The Night Of é um projeto que passou anos sendo desenvolvido na HBO. Foi uma produção arrastada que poucos achavam que daria certo. Inclusive o episódio-piloto de abertura teve que ser completamente refilmado.


Concebida pelo autor Richard Price, a minissérie foi um remake de uma série britânica do mesmo nome.


A trama segue a jornada de Nasir Khan, um jovem estudante de origem paquistanesa que nasceu e cresceu nos EUA após a família imigrar para lá. Certa noite, ele pega emprestado o táxi de seu pai e sai pela cidade em busca de uma festa que não encontra. Contudo, ele conhece uma menina no caminho, e ela o leva para sua casa em Manhattan onde fazem amor e dormem juntos. Quando Nasir acorda no meio da madrugada, ela se encontra morta a facadas ao seu lado. A partir dessa cena chocante, Nasir mesmo inocente comete todas as gafes possíveis, passando a mão na faca e deixando a cena do crime na mesma hora, sendo inclusive visto por vizinhos. Eventualmente, a polícia de Nova York consegue rastrear seus passos e colocá-lo preso à espera de julgamento por um crime que supostamente não cometeu. O episódio de abertura mostra de forma minuciosa cada detalhe dessa noite decisiva do jovem. O que aparenta ser um ato inocente pode ser distorcido da forma mais grotesca para fazer ele parecer um criminoso.


O restante da minissérie* cobre todo o julgamento e seus desdobramentos. E uma história com roteiro afiado e competente, mas os episódios posteriores não tem aquele mesmo impacto do episódio inicial.


*Apesar de ter sido estruturado e promovido como uma minissérie, ainda é possível que ela ganhe uma segunda temporada. Esses 8 episódios fizeram bastante sucesso para a HBO, gerando um retorno de prestígio para o canal, que carecia de um drama social de teor urbano desde o fim de The Wire e Sopranos.


De qualquer forma, quem não assistiu a essa minissérie, vale a pena conferir seus 8 episódios. Além do talento de Price, que passou anos escrevendo episódios da aclamada série The Wire, o autor tem um extenso currículo de romances policiais, sempre focando mais no realismo do que no romântico. Na produção, ele teve o auxílio do experiente Steve Zaillan (Moneyball), que além de colaborar nos roteiros, foi o diretor principal.


Riz Ahmed faz um trabalho excepcional com Nasir, cujo personagem depende muito mais de olhares e reações do que diálogos. Ele é uma figura mais passiva do que ativa, mas Ahmed consegue transmitir inocência e intensidade ao mesmo tempo, mostrando que às vezes o comitê que seleciona indicados no Globo sabe o que está fazendo. Ele é uma revelação bastante recente em hollywood. Inclusive, o ator está presente no elenco de Rogue One, que estreia nesta quinta-feira.


Outra revelação no seriado é John Turturro, também indicado a premiação no papel do advogado John Stone. O veterano ator, já consagrado diversas vezes, conseguiu se sobressair e executar um dos melhores trabalhos de sua carreira. O advogado vivido por ele é uma pessoa completamente absorvida pelo sistema, tendo vivido uma vida de derrota após derrota, tanto profissional quanto pessoal e até mesmo física. Um pai de família separado, com infecções e alergias sérias, vivendo de caso a caso, sem qualquer futuro. Turturro sempre foi versátil, e neste papel ele demonstrou uma vulnerabilidade que fizeram dele mais do que um advogado ou figura heróica. Ele se tornou uma pessoa comum, com os mesmos problemas que qualquer um de nós enfrenta no dia-a-dia.


A série aborda de forma nua e crua a forma como uma pessoa aparentemente inocente como Nazir é gradualmente corrompida pelo sistema judicial e penal. As cenas em que ele contracena com o prisioneiro Freddy Knight (vivido de forma magnífica por Michael Kenneth Williams) mostram que no mundo em que vivem, confiança é um dom raro e que cada um precisa tomar controle de sua vida.


Outro aspecto que a série aborda e a dificuldade que imigrantes passam vivendo nos EUA. Quando a mídia propaga que um crime pode ter sido cometido por um deles, a reação quase sempre é explosiva. Mesmo se passando 15 anos após o 11 de setembro, esse ainda é um tema delicado. E essa questão deve se tornar ainda mais visível após Trump assumir a presidência.


Mas a série é acima de tudo um estudo clínico de como esse sistema é podre e falido em todos os aspectos. Não há uma busca séria por justiça ou reparação das mazelas sociais. Esse é um tema recorrente em The Wire, e visto de forma aguda em The Night Of.


Mesmo que não ganhe o Globo de Ouro em janeiro, recomendo a quem tiver acesso a HBO que confira a minissérie assim que puder. Vale o tempo. Confira o trailer da produção logo abaixo:




Posted in Postado por Eduardo Jencarelli às 09:50  

0 comentários:

Postar um comentário