Indicados ao Oscar 2016

(15 de jan. de 2016)



A academia anunciou os indicados para a premiação do Oscar desse ano, que será transmitida no dia 28 de fevereiro.

Segue abaixo cada categoria, e previsões de quem tem mais chances de levar para casa a estatueta (vencedores potenciais em negrito):


Melhor Filme:

A Grande Aposta
Ponte dos Espiões
Brooklyn
Mad Max: Fury Road
Perdido em Marte
O Regresso
O Quarto de Jack
Spotlight: Segredos Revelados


Melhor filme é talvez a categoria mais difícil de estimar. O Regresso é visto como um candidato forte, mas Spotlight explora temas apimentados, e ao mesmo tempo O Quarto de Jack impressionou a muitos. A surpresa foi a omissão de Carol, filme com tudo para ser reconhecido. Por outro lado, é garantido que Ponte dos Espiões não tem chances de ganhar. De qualquer forma, o prêmio de melhor filme é pelo conjunto da obra. Por mais que um filme tenha direção forte ou grandes atores, ele precisa ter um apelo amplo para conseguir apoio.

Mencionemos também a inconsistência dos organizadores em definir um número de indicados nessa categoria. Tradicionalmente, eram cinco indicados. Com muitos acusando a premiação de elitismo, eles resolveram ampliar para dez indicados, mesmo com todos sabendo que nenhuma das opções extras teriam quaisquer chances de levar o prêmio.


Melhor Ator Principal

Bryan Cranston - Trumbo
Matt Damon - Perdido em Marte
Leonardo DiCaprio - O Regresso
Michael Fassbender - Steve Jobs
Eddie Redmayne - A Garota Dinamarquesa

Dessa vez tem de ser DiCaprio. Todo mundo sabe há quanto tempo ele se esforça como ator, sem jamais ter levado um Oscar sequer. Fassbender é outro forte candidato, mas desta vez é difícil imaginar alguém além de DiCaprio. O filme é praticamente feito para ganhar estatuetas.


Melhor Atriz Principal

Cate Blanchett - Carol
Brie Larson - O Quarto de Jack
Jennifer Lawrence - Joy
Charlotte Rampling - 45 Years
Saoirse Ronan - Brooklyn

Blanchett é cotada para a categoria, mas dessa vez a academia deve premiar Brie Larson, que foi a revelação do ano com O Quarto de Jack. Mostrou um domínio de cena e personagem que não havia sido visto antes.


Melhor Ator Coadjuvante

Christian Bale - A Grande Aposta
Tom Hardy - O Regresso
Mark Ruffalo - Spotlight: Segredos Revelados
Mark Rylance - Ponte dos Espiões
Sylvester Stallone - Creed

Essa é a única categoria que Ponte dos Espiões merece levar. Mark Rylance rouba o filme. Tom Hardy também merece por O Regresso. Ambos merecem.


Melhor Atriz Coadjuvante

Kate Winslet - Steve Jobs
Alicia Vikander - A Garota Dinamarquesa
Jennifer Jason Leigh - Os Oito Odiados
Rooney Mara - Carol
Rachel McAdams - Spotlight: Segredos Revelados

O Globo de Ouro premiou Winslet por Steve Jobs. Achamos que Jennifer Jason Leigh foi roubada naquela premiação, e ainda consideramos que ela merece por um trabalho excepcional como vilã no filme de Tarantino.


Melhor Direção

George Miller - Mad Max: Fury Road
Adam McKay - A Grande Aposta
Alejandro González Iñárritu - O Regresso
Lenny Abrahamson - O Quarto de Jack
Tom McCarthy - Spotlight: Segredos Revelados

Iñárritu já levou melhor direção ano passado por Birdman. Isso dá a oportunidade para Miller levar o Oscar por Mad Max. Provavelmente o que tem melhor chance dentre os indicados, com uma obra muitíssimo bem executada.

Melhor Roteiro Original

Spotlight: Segredos Revelados
Ponte dos Espiões
Ex Machina
Divertida Mente
Straight Outta Compton - A História do N.W.A.

Divertida Mente tem um roteiro brilhante e inusitado, mas é bem mais provável que a academia premie Spotight nesse caso. Eles curtem diretores que escrevem seus roteiros. O trabalho de Tom McCarthy e Josh Singer vem sendo merecidamente aclamado e o assunto discutido é garantido de ter apoio por parte da academia, ainda mais quando se tem a oportunidade de criticar a igreja.


Melhor Roteiro Adaptado

A Grande Aposta
Brooklyn
Carol
Perdido em Marte
O Quarto de Jack

Até por criticar a cultura de Wall Street, A Grande Aposta tem o roteiro com maior potencial de levar a estatueta, já que apela às sensibilidades políticas dos jurados.


Melhor Canção

"Earned It" - Cinquenta Tons de Cinza
"Manta Ray" - Facing Extinction
"Simple Song #3" - Youth
"Til it Happens to You" - The Hunting Ground
"Writing's on the Wall" - 007 contra Spectre

Outra categoria concorrida e altamente subjetiva, difícil de ter uma idéia concreta. Os filmes de 007 geralmente se dão bem nesse quesito, tanto que Skyfall levou nessa categoria há três anos atrás.


Melhor Trilha Sonora

Ponte dos Espiões
Carol
Os Oito Odiados
Sicario
Star Wars: O Despertar da Força

Tarantino conseguiu os talentos de Ennio Morricone para compor Os Oito Odiados. Essa lenda italiana, com 87 anos, jamais ganhou um Oscar até hoje. Não que Os Oito Odiados seja seu melhor trabalho, mas é disparado a melhor trilha dos indicados. Ele merece. Ponte dos Espiões está longe de merecer, por mais que Thomas Newman tenha talento, e a trilha de John Williams para esse Star Wars está longe de merecer quanto a dos demais filmes.


Melhor Animação

Anomalisa
Boy and the World
Divertida Mente
Shaun the Sheep Movie
When Marnie was there

Divertida Mente foi o melhor filme da Pixar desde WALL-E. Fácil ver para quem vai este Oscar.


Melhor Direção de Fotografia

Carol
Os Oito Odiados
Mad Max: Fury Road
O Regresso
Sicario

Categoria concorrida. Iluminação e fotografia são pontos fortíssimos tanto para O Regresso quanto para Os Oito Odiados. Tarantino passou o lançamento do filme promovendo as virtudes de tê-lo filmado em 70mm. Ambos os filmes são belíssimos de se assistir. O único revés para Tarantino e Robert Richardson é que temos poucas cenas que se passam fora da cabana, então o potencial é disperdiçado, dando vantagem para a fotografia de Lubezki. De qualquer forma, essa estatueta pode ir para qualquer um dos dois. Ambos merecem.


Melhor Figurino

Carol
Cinderela
A Garota Dinamarquesa
Mad Max: Fury Road
Spotlight: Segredos Revelados

Figurino quase sempre premia filmes de época. Carol se passa na década de 1950 com Cate Blanchett no papel principal. Não é difícil estimar essa categoria.


Melhor Montagem

Star Wars: O Despertar da Força
A Grande Aposta
Mad Max: Fury Road
O Regresso
Spotlight: Segredos Revelados

Mad Max, sem dúvida. Montagem geralmente é um ponto forte em Star Wars, mas não foi o caso dessa vez. Os episódios anteriores tiveram montagens muito melhores. Ritmo e coerência são essenciais, e Mad Max jamais pecou nesse quesito.


Melhor Filme Estrangeiro

O Abraço da Serpente - Colômbia
Mustang - França
Son of Saul - Hungria
Theeb - Jordânia
A War - Dinamarca

Esta é uma categoria na qual as preferências do Oscar geralmente batem com as do Globo de Ouro. O húngaro Son of Saul já havia ganho melhor longa estrangeiro nesse último fim de semana, e permanece como favorito.


Melhor Maquiagem

Mad Max: Fury Road
O Regresso
The 100-year old Man who climbed out the window and disappeared

O Regresso é o favorito nessa categoria, simplesmente pelo fato de como retrata visualmente a jornada de Hugh Glass.


Melhor Direção de Arte

Ponte dos Espiões
A Garota Dinamarquesa
Mad Max: Fury Road
Perdido em Marte
O Regresso

O grande trunfo de O Regresso foi a fotografia. Então é provável que Perdido em Marte leve nesta categoria. O filme é montado de tal forma que permite ao espectador vislumbrar as paisagens de Marte até perder a noção do tempo. A direção de arte do filme é impossível de se ignorar.


Melhor Curta-Metragem

Ave Maria
Day One
Everything will be Okay (Alles Wird Gut)
Shok
Stutterer

Difícil estimar. Day One está sendo cotado por muitos como favorito.


Melhor Curta-Metragem Animado

História de um Urso
Prologue
Sanjay's Super Team
We Can't Live Without Cosmos
World of Tomorrow

Prologue, do lendário Richard Williams, é um candidato forte. A surpresa para nós, sem dúvida, foi a indicação do curta História de um Urso, de Gabriel Osorio. É raro ver produções brasileiras no Oscar, então ver um competidor em animação é muito bem vindo. Não sabemos qual será o resultado, mas torcemos.


Melhor Edição de Som

Star Wars: O Despertar da Força
Perdido em Marte
O Regresso
Sicario
Mad Max: Fury Road

Categoria bem técnica. Nesse caso, acho que Mad Max leva até porque o sétimo filme de Star Wars não trouxe nada de novo pro quesito, mesmo sendo um trabalho bem feito. Do ponto de vista da academia, eles usam as duas categorias - edição e mixagem - para premiar filmes igualmente merecedores, então qualquer coisa é possível.


Melhor Mixagem de Som

Star Wars: O Despertar da Força
O Regresso
Perdido em Marte
Ponte dos Espiões
Mad Max: Fury Road

Mixagem de som é geralmente confundido com edição (e acho que os próprios membros de votam se confundem). Todavia, essa disputa fica entre Star Wars e Mad Max. Tradicionalmente, não existe mixagem melhor do que nas batalhas de Star Wars. Se o espectador é capaz de perceber com clareza o direcionamento do som, é este o filme que merece levar.


Melhores Efeitos Visuais

Star Wars: O Despertar da Força
Perdido em Marte
Mad Max: Fury Road
O Regresso
Ex Machina

Nessa categoria, será um páreo duro entre Perdido em Marte e Star Wars. Mad Max teve mais efeitos práticos, mas em matéria de colocar o público em mundos desconhecidos, é mais garantido ir para o espaço sideral. Nesse caso, acho que ambos os dois primeiros tem mais chances.


Melhor Documentário

Amy
Cartel Land
The Look of Silence
What Happened, Miss Simone?
Winter on Fire: Ukraine's Fight for Freedom

Nesse caso, Amy é visto como o que tem maior potencial, até pelo já conhecido trabalho do diretor Asif Kapadia, conhecido pelo aclamado documentário Senna.


Melhor Documentário Curta-Metragem

Body Team 12
Chau, Beyond the Lines
Claude Lanzmann: Spectres of the Shoah
A Girl in the River: The Price of Forgiveness
Last Day of Freedom

Difícil estimar, até porque não tivemos a oportunidade de conferir essas produções. Claude Lanzmann é visto por muitos especialistas como favorito.


Posted in Postado por Eduardo Jencarelli às 11:31  

0 comentários:

Postar um comentário