Muitas vezes nessa vida, não paramos para pensar o quanto somos privilegiados. Tampouco consideramos como alguns desses privilégios são possíveis. Tudo que é produzido nessa vida custa alguma coisa. Esse custo quase sempre é escondido do consumidor, cujas preocupações do dia a dia acabam abafando qualquer questionamento.


Vale a pena conferir o esclarecedor documentário The True Cost, que explora o lado negro por trás da indústria da moda. A verdade é que por trás do glamour, dos shows e do estilo, existe um mundo podre, com inúmeros sendo explorados, o meio-ambiente sofrendo as consequências, e sem uma solução a qualquer prazo.


Antigamente, roupas de marca eram produzidas em seu país de origem, os EUA. Hoje, todo o processo é terceirizado para países com mão de obra barata. Marcas como Levi's e H&M estão entre as maiores culpadas desse processo. The True Cost expõe a forma como um país pobre como o Bangladesh se tornou refém dessa forma selvagem de capitalismo na qual eles são forçados a produzir roupas em orçamentos baixos, gerando consequências severas para os trabalhadores.


O documentário pode ser visto no Netflix. Confira o trailer abaixo:






Posted in Postado por Eduardo Jencarelli às 12:08  

0 comentários:

Postar um comentário