Muitos usam atores como referência para escolher qual filme ou série irão assistir. Pessoalmente, faço essa escolha usando escritores e roteiristas como referência.


David Simon é um nome obrigatório pra quem estiver analisando qualquer lista de 5 melhores séries já exibidas. Com certeza, alguém já ouviu falar de The Wire (A Escuta, no Brasil). Caso não tenha, vamos relembrar.


David Simon começou como jornalista, e fez carreira como repórter policial no Baltimore Sun, acompanhando detetives em diversos casos. Esse trabalho foi a base para um livro de não-ficção, Homicide: A Year in the Killing Streets. Esse livro então serviu de base para a aclamada série policial Homicide: Life on the Street, que durou 7 temporadas de 1993 a 1999, e um telefilme em 2000. Simon permaneceu na carreira de jornalista e escritor até que teve a oportunidade de escrever um episódio de Nova York contra o Crime. Isso lhe garantiu um primeiro passo em Hollywood. Em seguida, tornou-se parte da sala de roteiristas de Homicide nas últimas temporadas.


Simon então assinou contrato com a HBO e produziu uma aclamada minissérie chamada The Corner (A Esquina), que adaptava a jornada de três usuários de drogas pesadas nos distritos pobres de Baltimore. Isso que finalmente o leva a estabelecer uma relação duradoura e permanente com a cúpula da HBO, levando-o a vender a ideia de The Wire para o canal.


A série mostra a guerra contra as drogas em etapas. A primeira temporada mostra uma narrativa convencional de policiais investigativos indo atrás de um grupo específico de traficantes (a família Barksdale). Já a segunda mostra de onde vem e onde passa o dinheiro, mostrando todo um mundo a parte envolvendo sindicatos nas docas e a máfia grega. Já a terceira inclui o lado político de Baltimore e como esse mundo colide com as políticas de combate às drogas. A quarta temporada entra no ensino público e mostra como o crime seduz jovens pobres sem futuro, e por fim a quinta temporada mostra o papel da mídia e do jornalismo nesse processo todo. Em parceria com o ex-policial e professor de ensino público Ed Burns, Simon elaborou toda essa narrativa dramática, todo esse universo fictício de Baltimore populado pelos mais diversos personagens e mostrando de forma nua e crua como o sistema funciona*.


*E de forma bem menos didática e muito mais eficiente que qualquer Tropa de Elite.


Foram cinco temporadas brilhantes, de 2002 a 2008, que demonstraram todo o potencial de contar uma história fictícia tão próxima da realidade em que vivemos. Este tem sido o talento de Simon. Contar histórias de aspecto sociológico. Toda sua filmografia é impecável: Generation Kill (guerra no Iraque), Treme (Nova Orleans, pós-Katrina), The Deuce (a indústria pornô nos anos 1970/1980 e a eventual "limpeza" de Nova York), dentre outros projetos. As séries de Simon nunca foram líderes de audiência (até porque pra isso a HBO usa blockbusters como Westworld e Game of Thrones), mas são reconhecidas e aclamadas de forma quase unânime pela crítica.


Passado toda essa longa recapitulação, vamos ao motivo principal do título de hoje: The Plot Against America.


Simon e Ed Burns se reuniram a fim de desenvolver essa nova minissérie para a HBO. Baseada no livro de 2004, do recém-falecido Philip Roth, a trama mostra uma realidade alternativa dos EUA em 1941, na qual o presidente Franklin Roosevelt teria perdido nas eleições presidenciais para um piloto de aviões famoso, Charles Lindbergh.


Historicamente falando, sabe-se que Lindbergh existiu de verdade, e foi realmente um ativista político. Ele fez campanha contra o envolvimento dos EUA, na Segunda Guerra Mundial, alegando que o ocidente precisava se manter unido e livre de qualquer conflito destrutivo a longo prazo. Só que ele também tinha visões controversas a respeito de raça e pureza. Para ele, a raça branca tinha de ser preservada, e ele via a presença crescente de judeus como um caldeirão de problemas a risco de explodir. Claro que quando a Segunda Guerra explodiu de fato e o campos de concentração foram expostos, Lindbergh acabou reconsiderando suas ideologias.


Simon e Burns fizeram ampla pesquisa dessa história, criando assim essa história norte-americana alternativa que serve como pano de fundo para a trama da minissérie. A trama mostra essa reviravolta política do ponto de vista de uma família judia modesta que vive em Nova Jersey.


O patriarca Herman Levin (Morgan Spector) é um judeu idealista de esquerda que tem o hábito de frequentar o cinema local para saber as notícias da guera enfrentada pelos britânicos contra o nazismo, e também ouve diariamente um âncora de rádio anti-Lindbergh, reforçando assim a bolha na qual vive.


Contudo, essa bolha vai sendo rompida quando Lindbergh conquista o apoio de cidadãos e até vizinhos próximos. Inclusive, sua cunhada Evelyn Finkel (Winona Ryder) entra em um relacionamento com o rabino e ativista Lionel Bengelsdorf (John Turturro) que lidera a comunidade judaica local e apoia Lindbergh em sua campanha política. Ambos trabalham pra incorporar esses interesses judaicos às iniciativas de Lindbergh. A princípio, tudo isso é ancorado na ideia que judeus estão apoiando Lindbergh para impedir que o país que os abrigou entre numa guerra que pode colocar tudo a perder.


Só que a medida que a série progride, vemos que Lindbergh na presidência tem fascínio pelos alemães e passa a convidar oficiais nazistas pra eventos. Ao mesmo tempo, os apoiadores do presidente, sentem-se encorajados a demonstrar cada vez mais seu antissemitismo, sentimento cada vez maior na população.


Simon, por sua vez, é corajoso ao mostrar essas consequências através de todos os pontos de vista da família, incluindo os filhos mais jovens de Herman e Elizabeth (Zoe Kazan), que vêem a escalada gradual dessa onda de ódio e intolerância. Já Alvin (Anthony Boyle), sobrinho da família, e defensor radical do judaísmo migra ilegalmente para o Canadá, a fim de ingressar na guerra, e acaba perdendo uma das pernas no combate. E há um conflito permanente entre Herman e Elizabeth, e o desejo dela emigrar para o Canadá, a fim de escapar dessa perseguição, mas enfrenta a resistência do marido em querer manter seus valores e suas raízes naquele lugar que ele ainda considera como um lar.


Quatro episódios já foram exibidos, com os dois próximos vindo em breve. Recentemente, oficiais do FBI de Hoover começaram a questionar os filhos a respeito das intenções de Alvim em ter ido a guerra, o que leva ao cadeirante perder o único emprego que ainda tinha. E assim vão caindo as máscaras, e pessoas que antes consideravam-se amigas passam a ser vista com outros olhos. Olhos de desconfiança. Começa assim o início de um movimento até pior que o Macarthismo.


E para uma produção requintada de época, é difícil as vezes separar o ódio e intolerância vistos do que vemos hoje nas ruas. Dá para se dizer, sem qualquer ressalva, que é historicamente fácil deixar os valores democráticos de lado, e perder nossas liberdades básicas sem que sequer percebamos. Não há dúvidas que Simon elaborou essa versão alternativa da história norte-americana como uma obra de reflexão em meio ao caos político e social criado pela divisão e extremismo crescente em meio a presidência de Trump. Mas o mesmo pode ser facilmente aplicado no contexto atual em que nós brasileiros vivemos sob a presidência de Bolsonaro.


Vemos isso com a quantidade de mentiras que ele propaga pelas redes sociais, que então são ampliadas pelas milícias digitais. Usam o mesmo discurso de ódio e intolerância como método para se fortalecerem politicamente. Apesar de ser eleito teoricamente para governar a todos, ele só joga com a base mais fiel. E assim as divergências vão crescendo, e os conflitos se exacerbando. Chega ao ponto do ridículo quando temos pessoas defendendo a quebra de quarentena em meio a essa pandemia por temer a perda da legitimidade de sua ideologia política e econômica.


Por isso que reforço a necessidade de conferir obras como essa. Não só é um retrato nu e cru dos problemas que enfrentamos, mas são séries do mais alto calibre narrativo e dramático.



Posted in Postado por Eduardo Jencarelli às 11:56  

0 comentários:

Postar um comentário