Eu já havia falado do perigo de gerar altas expectativas em outro post semana passada.


Batman vs. Superman é um filme que contém várias cenas isoladas de qualidade, mas como um todo, ele deixa a desejar em vários aspectos. São problemas que já existiam em O Homem de Aço e nunca foram devidamente corrigidos.


Deixo claro. Não entro na onda dos críticos que detonaram o filme mesmo antes dele ser lançado. Acho que ele tem pontos fortíssimos a seu favor. Há cenas eletrizantes, principalmente quando juntam Batman e Superman em cena. As cenas de ação tem coreografia de primeira. Dá para ver que investiram dinheiro nessa produção e cada centavo rendeu uma tomada de ótima qualidade.


O problema é que por mais que muitas cenas tenham o impacto desejado, o restante peca por pouco desenvolvimento ou tramas mal pensadas. O roteiro é muito bagunçado, deixando a desejar. Fica a impressão de que perdi umas 10 cenas que explicariam as motivações dos personagens.


Seguem spoilers abaixo.



Honestamente, qual o propósito de Lex Luthor? Sua motivação não faz nenhum sentido (além de Eisenberg trazer uma péssima performance). E é uma pena porque o embate entre os dois personagens acontece graças a suas manipulações. Para que Superman lute contra Batman, é necessário que Luthor rapte Martha. Isso priva Clark da decisão de combater o Homem-Morcego. Quando os personagens ditam o rumo da trama ao invés do contrário, o filme consegue se sobrepor e até impressionar. Por exemplo, a cena em que Clark solta o nome de Martha, interrompendo a trajetória de Bruce é um dos melhores momentos. Igualmente, a decisão de Clark em se sacrificar usando a lança de kriptonita contra Apocalipse é o climax que o filme merece (principalmente com a excelente trilha de Hans Zimmer). Ben Affleck encarnou muito bem o Batman (e seu alter-ego Bruce Wayne), e Gal Gadot também tem presença como a Mulher-Maravilha.


Não é um filme ruim. Só não conseguiu atingir aquilo que todos esperavam. Se há uma forma simples de descrever o filme eu usaria o termo potencial desperdiçado.


Pra mim, os problemas começaram em 2006. Enquanto Christopher Nolan levantava as expectativas do público e da própria Warner às alturas com seu êxito nos filmes do Homem-Morcego, Bryan Singer almejava trazer de volta o Superman no mesmo espírito dos filmes clássicos de Richard Donner. No fim das contas, Superman - O Retorno, mesmo com boas intenções, teve um sucesso modesto se mantendo fiel ao que já havia funcionado há quase 30 anos.


Contudo, a Warner não estava satisfeita e vendo o que Nolan e David S. Goyer estavam fazendo em Gotham City, eles resolveram mudar completamente o rumo da franquia. A idéia original era seguir adiante com a jornada do Superman independente de qualquer intrusão de outros super-heróis.


Foram dois fatores que motivaram a vinda do Batman para este filme:


1. Snyder, Goyer e a Warner resolveram acatar as críticas do primeiro filme a respeito da destruição que Superman havia causado em Gotham durante sua batalha com Zod.


2. Com o sucesso dos Vingadores e a expansão do universo compartilhado da Marvel, a DC se sentiu na necessidade de criar um universo e a Liga da Justiça o mais rápido possível. Nada mais óbvio do que usar uma franquia existente para acelerar este processo.


Esses dois fatores contribuiram para essa bagunça que vemos. O que era para ser uma continuação tradicional se tornou uma mistura de prioridades distintas. O fato de Terrio e Goyer terem conseguido ao mínimo gerar um roteiro filmável já foi praticamente milagroso. Também não culpo Snyder pelas falhas. Ele fez o melhor que pôde. Ele está cotado para dirigir A Liga da Justiça, mas ao mesmo tempo acho que seria melhor para ele se afastar um pouco desse universo e tentar criar algo novo e diferente. Espero que ele não deixe o negativismo afetar seus esforços. Ele é talentoso e merece melhor do que ser alvo de críticas de fãs de quadrinhos.


De qualquer forma, espero que A Liga da Justiça não fique preso nas expectativas e consiga agradar ao público por seus méritos. Tanto Superman quanto Batman ficam preso na batalha de expectativa de superar os filmes de Donner e Nolan. Também espero o melhor de Esquadrão Suicida cujo trailer mostra potencial.



Posted in Postado por Eduardo Jencarelli às 12:13  

0 comentários:

Postar um comentário