O Som do Marketing

(28 de mar. de 2017)




Já perceberam como que a maioria dos trailers de filmes blockbuster repetem a mesma estrutura?


Todos possuem em comum os mesmos sons, a mesma música reciclada, sempre com aquela intensidade crescente no final, repleta de cortes rápidos. Em filmes de terror, geralmente ocorre um susto nos últimos segundos, concluindo o trailer com respiração forte. Em filmes de ação, geralmente incluem uma mega-explosão no final. Em trailers para filmes de comédia costuma ter um momento de reviravolta, na qual um personagem contradiz as expectativas. Resumindo, independente do gênero, trailers se resumem a um clichê atrás do outro....


E nada disso é por acaso. Geralmente trailers são produzidos por empresas de marketing, cujo único objetivo é vender o filme para o público. Isso tudo ocorre independente do diretor ou sua visão do filme. Eles partem do princípio que sabem o que o público deseja e fazem o possível para atingir esse objetivo, inclusive deturpar a visão original do filme. O que importa é a divulgação, não o conteúdo.


Lembram do trailer do filme A Origem? Ele termina com uma trompa* que emite um estrondo de som grave que vibra as poltronas do cinema. Ele toca no início e no fim do trailer, deixando claro a intensidade do filme que espera o espectador.


*O efeito já tinha sido utilizado em Guerra dos Mundos em 2005, mas foi o trailer do filme de Christopher Nolan que causou reverberações na indústria.


Digamos que o resultado do trailer foi tão eficiente que todos os estúdios de cinema resolveram copiar descaradamente. Desde 2010, perde-se a conta do número de filmes que utilizaram esse mesmo efeito sonoro.


Originalidade? Fazer algo diferente para seu filme? Isso é para os fracos.


Logo isso virou objeto de paródia em produtos como South Park. E como na internet tudo é possível, não demorou para que alguém reunisse diversos trailers num único video. Trailers de filmes como John Carter, Transformers 3, Os Vingadores, e muitos outros fazem parte dessa compilação. Todos usam o mesmo efeito sonoro. Confira abaixo tanto o trailer de A Origem quanto a montagem dos demais filmes.






Posted in Postado por Eduardo Jencarelli às 12:26  

0 comentários:

Postar um comentário