Como teria sido De Volta para o Futuro caso Michael J. Fox não tivesse encarnado o papel principal de Marty McFly? Difícil dizer, mas posso afirmar que essa situação quase ocorreu de verdade.

Durante quatro semanas de filmagens, Eric Stoltz foi o ator principal do filme.



Isso geralmente é um problema recorrente em 90% dos filmes produzidos em escala industrial. Quando atores encontram-se em demanda, com múltiplas filmagens agendadas, fica difícil para os estúdios organizarem seus cronogramas. Não é novidade nenhuma que muitas das vezes, os diretores tem de abrir mão de um ator que desejavam para um papel, e o público deixa de ver o que o filme poderia ter sido*.


De qualquer forma, mesmo Fox sendo a escolha original do produtor Steven Spielberg e do roteirista/diretor Robert Zemeckis para viver o papel de McFly, seu papel de destaque no seriado Family Ties** o impedia de participar do filme. E hoje nós no Cinema Total fazemos questão de dar uma conferida nesse evento analisando os fatos e imaginando o que poderia ter acontecido.


*As vezes, isso pode ser visto de forma positiva. Por exemplo, Leonardo DiCaprio era a escolha original de Tarantino para encarnar Landa em Bastardos Inglórios antes de Christopher Waltz assumir o papel. Imagina o filme agora?

**No Brasil, a comédia televisiva que lançou Fox ao estrelato era também conhecida como Caras & Caretas.


Tanto Stoltz quanto Fox nasceram em 1961, tendo praticamente a mesma idade e perfis parecidos. Ambos tinham carreira de sucesso na televisão, e eram capazes de transitar entre o cômico e o dramático.


Contudo, quando Spielberg voltou de uma viagem ao exterior, ele viu as cenas filmadas com Stoltz junto a Zemeckis, e ambos sentaram com o roteirista/produtor Bob Gale onde então decidiu-se que mesmo Stoltz sendo um ator talentoso, ele simplesmente não estava dando certo no papel de McFly.

Stoltz havia interpretado o papel de forma bastante séria, e a visão que Zemeckis, Gale e Spielberg tinham era bem mais leve e livre de emoções desmasiadamente complexas ou negativas. Era para ser uma história fantasiosa de tons cômicos destinada a divertir públicos de todas as idades, seguindo aquele padrão bem conhecido de blockbusters da década de 1980***.


***Sem dúvida o filme mais emblemático dessa linha de filmes foi Os Goonies, da mesma época, e também produzido por Spielberg.


O desafio seguinte era conseguir a escolha original deles de volta. Fox ainda estava ocupado com Family Ties. Mesmo assim, o ator acertou um compromisso com todos os produtores de forma que ele filmaria Family Ties**** durante os dias de semana enquanto filmava De Volta para o Futuro durante a noite. Ele filmaria as cenas diurnas do filme durante o fim de semana. Foi possível encaixar ambos os trabalhos, apesar do ritmo deixá-lo com apenas duas horas de sono disponíveis durante as filmagens.


****Um dos motivos pelo qual a produção de Family Ties não permitia que Fox reduzisse sua presença no seriado era pelo fato da atriz principal Meredith Baxter-Birney estar grávida na mesma época, e tanto ela quanto Fox eram os queridinhos do público.



O outro desafio que Zemeckis teve após conseguir Fox foi o de convencer os executivos da Universal Studios a refilmar todas as cenas que já havia filmado com Stoltz. Isso custaria tempo e dinheiro. Foi uma batalha a ser vencida, e Zemeckis era jovem e persistente o suficiente para vender sua visão ao pessoal do estúdio. E assim foi-se adiante....


O mais interessante é que há pelo menos uma cena em que Stoltz permanece no filme. Quando Marty dirige o DeLorean fugindo dos Líbios no estacionamento do shopping center, é Stoltz que dirige em diversas tomadas, mas devido a distância da câmera, é impossível distinguir o ator.



Abaixo, uma lista de algumas cenas que foram filmadas com Stoltz e refilmadas com Fox:

1. A primeira cena filmada no filme foi a do atropelamento de Marty pelo pai de Lorraine, e havia sido filmada com Stoltz.

2. A cena em que Doc Brown "lia" a mente de Marty foi filmada com Stoltz.

3. A cena mais impactante entre Doc e Marty, que discute a importância da carta a ser aberta em 1985, também foi filmada com Stoltz, e provavelmente foi a cena que convenceu Zemeckis a abrir mão do ator.

4. A cena em que Marty explica a George o plano para ele vencer o coração de Lorraine.


As cenas de 1985 ainda não haviam sido filmadas quando Stoltz foi trocado por Fox.


Teve também uma cena filmada com Stoltz que não foi refilmada com Fox e acabou sendo cortada do filme. Era uma cena na qual Marty era posto em detenção pelo diretor Strickland no colégio e tinha de escapar a tempo usando um alarme de incêndio.


Um fato que também contribuiu para a troca de atores foi a altura de Stoltz. Mais alto que Fox, sua estatura não criava tanto contraste com atores altos como Thomas F. Wilson***** e Christopher Lloyd. Isso faria que as cenas de briga entre Marty e Biff não tivessem o mesmo impacto estilo Davi contra Golias, que era a intenção original do roteiro.


*****Curiosamente, Wilson não foi o primeiro no papel de Biff. Ele originalmente era de J.J. Cohen, que não era tão alto. Cohen acabou ficando com o papel de Skinhead, um dos capangas de Biff.


Essa é uma compliação de várias cenas de Stoltz como Marty no filme:





Sem dúvida que Stoltz é um excelente ator com um currículo versátil e extenso. Mas ao mesmo tempo, hoje podemos ver que De Volta para o Futuro teria sido uma obra bastante diferente caso fosse estrelada por ele, e talvez até não tivesse tido o mesmo sucesso. McFly é o protagonista da história e sua empatia com o público depende do tom cômico e do carisma do ator. Fox encaixa-se de forma bem mais natural no papel, tendo excelente afinidade com Crispin Glover, Lea Thompson e principalmente Lloyd, tornando-se um personagem orgânico desse mundo fictício e divertido.

Até mesmo seu papel do filho conservador em Family Ties mostra essa capacidade do ator. Em teoria, um personagem desses deveria ser intragável, mas Fox fez dele o preferido do público e não foi à toa.


E por ironia esta não seria a única vez em que De Volta para o Futuro enfrentaria uma situação de troca de atores num dos papéis principais. No segundo filme, em 1989, Crispin Glover acabou não reprisando o papel de George McFly após ter um pedido de aumento salarial rejeitado. Jeffrey Weissman acabou assumindo o papel, usando uma máscara que imitava o rosto de Glover em algumas cenas. Isso também inspirou Gale e Zemeckis e matarem o personagem, criando o 1985 alternativo como parte da trama do filme.


Infelizmente, são poucas as cenas de Stoltz que podem ser encontradas online, até porque foi uma decisão mútua de Zemeckis e Gale em não deixá-las circularem. Do ponto de vista deles, a performance de Stoltz nessas cenas mancharia sua imagem e atrapalharia seu trabalho atual (levando em conta que Stoltz ainda atua e dirige). No entanto, ainda cogita-se liberar essas cenas num futuro mais distante.

Como disse Doc Brown, o futuro ainda não foi escrito....



Posted in Postado por Eduardo Jencarelli às 13:48  

0 comentários:

Postar um comentário