Já faz mais de 20 anos que Heat - conhecido no Brasil como Fogo contra Fogo - levou fãs de Al Pacino e Robert De Niro a loucura. O filme colocou os atores em cena juntos pela primeira vez*.


*Ambos haviam feito o segundo Poderoso Chefão, mas De Niro participava do filme em flashbacks como o pai de Corleone.


Quem não se lembra do assalto ao banco? Poucas cenas de ação prendem o público como a cena em que os assaltantes entram em confronto com a polícia no filme.


O diretor Michael Mann fez questão de treinar os atores no uso de armas com especialistas fuzileiros, e ainda preservou o som original dos disparos na edição final. Geralmente em filmes de ação, os editores criam sons específicos para disparos de armas. Neste caso, Mann quis preservar o realismo das filmagens, colocando o público diretamente no meio da violência. Quando Val Kilmer dá a primeira metralhada nos policiais, você se esquece de que está vendo um filme. É como se todos estivessem perdidos no meio de um tiroteio caótico no centro de Los Angeles.


Isso é importante lembrar. Armas fazem muito barulho e apavoram. Muitos filmes de ação não transmitem devidamente esse aspecto ensurdecedor, comum para quem já ouviu tiros de perto.


Antes mesmo do tiroteio, a tensão já prende o espectador. Todo o assalto dentro do banco é conduzido pela trilha sonora claustrofóbica de Elliot Goldenthal. Pouquíssimo diálogo é dito dentre os personagens. E quando abre-se o tiroteio, vários recursos dramáticos são deixados de lado. A edição, mesmo acelerada, não destoa da sequência e não chama atenção para si, como nos filmes do Bourne. Tanto que nem mesmo a trilha toca durante a sequência. Quem determina o impacto é apenas o som dos disparos.


Narrativamente, o filme também desconstrói o mito do policial heróico. Fogo contra Fogo mostra que mesmo com uniforme e distintivo, eles têm as mesmas falhas que os supostos vilões (como visto na incapacidade de Hanna em lidar com os problemas de sua família). E na hora do assalto, eles se mostram incapazes de deter completamente os bandidos, sofrendo várias perdas, deixando os personagens de Kilmer e De Niro escaparem.


Mesmo em 2016, esta continua sendo uma das melhores sequências já filmadas no cinema moderno. Fique com essa cena inesquecível logo abaixo. E se possível, aumente o volume. Num home theater, a sala treme.






Posted in Postado por Eduardo Jencarelli às 08:48  

0 comentários:

Postar um comentário