Hollywood, no fundo, sempre foi a fábrica de ilusões.


Contudo, sempre estivemos acostumados a ver filmes sem notar como essas ilusões são realizadas. Quando são bem feitas, nós nem percebemos.


Como muitos já sabem, o lendário Max von Sydow morreu nessa semana. Ele tinha 90 anos de idade. Décadas de carreira, com dezenas de filmes e séries que marcaram gerações, indo desde os filmes de Bergman, passando por Westeros, e indo até a uma certa galáxia muito distante. Claro que muitos lembrarão de seu papel icônico como o corajoso padre que exorciza a menina possuída no clássico de William Friedkin, O Exorcista.


Aí que paramos para pensar e questionar: ele já não era velho naquele filme, em 1973? É aí que entra a questão da ilusão.


Quando filmou a produção em 1972, von Sydow tinha apenas 43 anos. Mas quem lembra do filme na época provavelmente assumiu que o personagem do Padre Merrin era idoso. Essa é a magia do cinema. Pra quem não sabe, o maquiador Dick Smith foi o responsável pelo resultado final dos personagens do filme, tanto a transformação da menina vivida por Linda Blair quanto a idade e as rugas do padre.


Também ajuda o fato de um ator como von Sydow sempre ter tido uma certa feição propícia pra rugas e outros efeitos da idade. Alguns atores tem essa tendência e a exploram bem (Ian McDiarmid, o Imperador de Star Wars, é outro exemplo).


Smith também é conhecido por seu trabalho no Poderoso Chefão, e como ele não apenas envelheceu Marlon Brando, mas também redefiniu o formato de sua cabeça pra encarnar Don Corleone. Esse era um trabalho difícil, lento e minucioso. E o resultado final fala por si só. Mesmo naquela época, já se via o esforço para criar uma estética visual distinta de forma realista a ponto do público nem perceber.


Hoje isso é feito com tecnologia de ponta, incluindo computação gráfica, como visto recentemente no rejuvesnecimento de Robert De Niro e Joe Pesci em O Irlandês. Mas a proposta de vender uma ilusão como realidade é a mesma.


Confira abaixo o video que mostra o excelente trabalho de Smith no Exorcista.





Posted in Postado por Eduardo Jencarelli às 12:50  

0 comentários:

Postar um comentário